O Aquecedor ideal para a sua casa



No inverno, faz bastante frio aqui no Rio Grande do Sul e temos que nos prevenir do frio de todas as formas possíveis. Além do chimarrão, da sopa de agnoline e do chocolate quente, um aquecedor ajuda bastante!
São várias opções de aquecedores, e ao longo do post vocês vão conhecendo um pouco mais sobre eles, mas antes preciso mostrar o bom e velho fogão a lenha, ele que é tão tradicional nas casas dos gaúchos.
Como o nome já diz, o fogo é feito a lenha. Além de manter a casa aquecida, tu ainda podes cozinhar nele. Gente, vocês precisam provar uma comida caseira feita em um fogão a lenha. Fica uma delícia!


Bom, vamos aos aquecedores então.

Antes de tu escolheres um aquecedor, tu precisas levar em consideração o ambiente em que vai deixar o equipamento e claro, quais as vantagens que o aparelho oferece.
Os principais aparelhos portáteis são o aquecedor a óleo, cerâmico, a gás, termoventiladores e de resistência - incandescente, a quartzo, cerâmica, entre outras. Esse último tipo é genericamente chamado de aquecedor elétrico, embora todos os outros modelos (com exceção do a gás) também utilizem energia elétrica em alguma etapa do processo.

Tipos de aquecedor:

Elétrico (com resistência)
Incandescentes:
Os modelos com resistência incandescente são os mais baratos do mercado, e variam de preço de acordo com o tamanho e a potência. Sua resistência fica aparente e o calor entra em contato direto com o ar, por isso o aquecimento do ambiente é rápido. Por outro lado, tendem a concentrar o calor nas proximidades, sendo menos eficientes para espaços mais amplos.
Modelos com resistência incandescente aquecem mais rápido

Termoventiladores:
Os do tipo termoventiladores têm uma hélice para acelerar a renovação do ar ao redor do aparelho, ampliando o alcance e esquentando mais rápido. Algumas opções também têm mais de uma potência no mesmo equipamento, adaptando-se a situações mais ou menos frias. O que pode incomodar, é que eles possuem ruído semelhante ao de um ventilador
São indicados para espaços médios e pequenos, os aquecedores elétricos consomem mais energia do que outros modelos. São leves e fáceis de transportar, e algumas opções podem ser presas à parede.
Termoventiladores têm hélice que ajuda na renovação do ar 

A óleo:
Nesses equipamentos, o óleo é aquecido e troca calor com o ar do entorno dele. São silenciosos, porém demoram mais para começar a fazer aquecer, já que é preciso primeiro o óleo estar quente. É possível encontrar modelos com termostato, mecanismo que mede a temperatura do ambiente e a mantém estável, regular. Aparelhos de chão, em geral são indicados para espaços pequenos e médios, como banheiros e quartos.
Aquecedores a óleo são 15% mais econômicos que os elétricos

Ar-condicionado com ciclo reverso (quente/frio):
Mais comuns no verão, são modelos que resfriam e também aquecem o ambiente, quando na opção ciclo reverso - também chamados de ar-condicionado quente/frio. São indicados para espaços maiores. A dele vantagem é ter um único aparelho com duas funções.



A água (Sistema de Calefação):
Também indicado para espaços grandes, essa opção implica instalação de um sistema de calefação, que vai usar gás, óleo ou lenha para aquecer a água para então esquentar o ambiente. No caso das alternativas a gás - que são ligadas ao botijão da cozinha ou à rede do condomínio – é aconselhável usar apenas em espaços com ventilação e boa circulação de ar. E tem a desvantagem de ser muito caro.
Sistemas de calefação geralmente vêm prontos com a entrega do prédio ou, caso você queira instalar na sua casa ou condomínio, prepare-se para a quebradeira na hora de passar a tubulação!

Cerâmicos:
Esses modelos esquentam rápido, já que a cerâmica absorve o calor gerado em vez de se dissipar diretamente no ar. Mas são mais barulhentos que os modelos a óleo, com ruído que se assemelha ao do ar-condicionado, porém mais econômicos que os aparelhos elétricos. Podem ser fixados no teto ou na parede, e alguns vêm com controle remoto e opções de programação de temperatura e timer, por exemplo.
Aquecedores cerâmicos são indicados para cozinha e banheiros

Espero que tenham gostado das dicas! =)
Um super beijo =*



15 comentários:

  1. Olá Minha Linda!
    Adorei as dicas, imagino como deve estar frio ai no sul, aqui também está bem frio mais graças a Deus não chega a ponto de aquecedor hehe
    Beijokas da Carol e da Camila :*
    www.vamospapear.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que deu uma esquentada de novo?
      Esse clima está bem maluquinho! hahaha
      Beijos, obrigada pela visita! =)

      Excluir
  2. Excelente dica, mas aqui na Bahia temos aquecedor natural..rs

    Beijo
    ;)
    www.umalindapromessa.com

    ResponderExcluir
  3. Muito legal as suas dicas, Cris.
    A minha mãe e minha avó tinham desse fogão e a comida era muito boa mesmo.
    Eu sou do Paraná e lá é muito frio também, mas agora estou morando em Cuiabá, no Mato Grosso, e aqui o frio só dura uma semana por ano. O calor é quase o ano todo.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Noooossa, bem o oposto aí no Mato Grosso, né?!
      Espero que já tenha se acostumado, não sei se eu aguentaria! hahaha
      beeijos

      Excluir
  4. Eu tive anos atrás, dois trambolhos, melhor esses pequenos fáceis de guardar.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, o bom dos menores é a praticidade de guardar quando não estamos utilizando. Realmente os outros são grandões! hehe

      Excluir
  5. Gosto dos ventiladores e ares-condicionados mas não sou muito fã dos aquecedores. Mas devo sublinhar que gosto muito de um fogão a lenha. Eles são muito poéticos.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bom é velho fogão a lenha com certeza é o melhor, tirando a parte da sujeira, né!? rsrs
      Confesso que não consigo ficar muito tempo com um bafinho quente, mas às vezes faz muito frio e tenho que aguentar, ou então ficar só embaixo das cobertas haha

      Excluir
  6. Oi Cris, cheguei aqui através do blog da Karen, ja gostei de cara do layout e da forma como vc escreve, ja comi muita comida a lenha rsrsrs.

    Eu tinha um aquecedor quase igual essa primeira foto, sabe o que a burra fez, colocou uma toalha em cima nele ligado, claro né pegou fogo por pouco não acontece uma tragédia.



    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaain a Karin é um amor né?! Gosto muito dela =)
      Quanto ao aquecedor queimado, acontece! hahaha
      Assim a gente aprende, né?!
      Graças a Deus não aconteceu nenhuma tragédia, que bom!
      Obrigada pela visita, seja sempre bem vinda! =)

      Excluir
  7. Ótimas dicas!
    Eu realmente estou precisando de um na minha casa!
    Apesar de morar no estado do Rio de Janeiro, na minha cidade, Petrópolis região serrana é frio pra caramba!!!

    Bjus
    Taty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom ter para os dias mais frios, ao menos pra dar uma aquecidinha na casa! =)
      beeijos

      Excluir
  8. Olha Cris se aqui em São Paulo eu to quase morrendo imagino ai no sul, só tendo aquecedor mesmo para enfrentar, eu mesma aqui estou pensando em ter um e suas dicas foram muito úteis.
    Beijos


    www.sonharefree.com

    ResponderExcluir

Instagram