Tudo Calculado - Banheiro


Um banheiro bem resolvido traz conforto e praticidade ao dia a dia. Seguindo alguns conselhos é possível acertar nas escolhas de layout e decoração.
Os arquitetos Ana Lúcia Salama e Gerson Dutra de Sá explicam que, se o ambiente tiver, pelo menos, 1,20 m de largura e mais de 3 m² , as soluções são simples. Já se a metragem for inferior, começam a surgir alguns problemas, como, por exemplo, onde instalar os armários. “Nesse caso, o melhor é posicioná-los fixos na parede superior, para não atrapalhar a circulação”, explicam.



Para instalar o boxe são necessários 80 cm de largura. Com essa área, uma pessoa consegue levantar os braços e agachar sem dificuldade. Outra dica bacana é colocar as prateleiras de xampu e a saboneteira na parede ao lado do chuveiro. O cuidado pode evitar pequenos acidentes.

Gerson aconselha que a bancada da pia tenha 1x0,60 m para oferecer apoio, mas diz que a altura é relativa: “Se a cuba for de embutir, a bancada deve estar a 85 cm do piso, mas se a peça for de sobrepor, a bancada deverá ter 10 cm a menos”. Nos dois casos, escolha bem a torneira. A bica deve ficar entre a parede e o ralo. Do contrário, você pode acabar batendo a cabeça na hora de lavar o rosto.
A fixação dos ganchos e das barras para pendurar toalhas também segue um padrão: 1,60 m de altura para toalhas de banho e roupões e 1,40 m para as de rosto. As prateleiras ficam a 55 cm do piso.










Espero que tenham gostado do post, até a próxima!

Curta o blog no Facebook =)

5 comentários:

  1. Os banheiros que fazem hoje em dia são tão pequenos que nem vale a pena comentar. A gente acaba se virando com o que tem. Achei engraçada aquela parte que diz "Para instalar o boxe são necessários 80 cm de largura. Com essa área, uma pessoa consegue levantar os braços e agachar sem dificuldade." Acho que isso é bem relativo né, tem pessoas de todos os tamanhos, afinal. acho que as construtoras devem usar esse tipo de desculpa pra fazer um quadradinho com chuveiro, rs.
    Adorei as informações sobre a altura certa das coisas, vou guardar pra quando for instalar as prateleiras no meu banheiro.

    Beijos!
    www.baudabijou.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de saber destas informações! Uma de minhas preocupações com minha casa é o tamanho do banheiro, pois não quero que fique muito apertado, mas também não tenho muito espaço para fazer um banheirão, por isso, saber as medidas mínimas já me ajuda um bocado!
    Beijokitas

    quemnaocasatambemquercasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Aiiiiii nem fala..
    Adorei as dicas, até porque meu banheiro é pequeno e precisa ser tudo acoplado.
    Adorei o blog e vou seguir.

    Um beijo! =)

    http://novidadesdoape.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Minha casa não vai ser tão grande, então planejo fazer um banheiro 2,5 X 3,5 Meio desproporcional sei, mas vou tentar seguir as dicas do post, quem sabe eu aumente um pouco. :) Ótimas dicas e boa sorte!
    www.pequenamenina31.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Instagram