Conheça o Porcelanato

Bom dia meus amores!
A princípio vou colocar Porcelanato na casa toda, mas antes tive que pesquisar um pouquinho sobre ele. E quero compartilhar com vocês esta postagem que vi no Assim eu Gosto!

O que é
Porcelanato é uma placa de revestimento cerâmico compacta que tem como principal característica a baixa absorsão de água. A fabricação do porcelanato é resultado de uma tecnologia que avançou muito nos últimos anos. Eles são compostos, basicamente,  por uma mistura de argilas, feldspatos, areias feldspáticas, entre outros, e submetidos a elevado grau de moagem, prensagem, secagem, alta compactação e tratamento térmico superior a 1200Cº.
Além da baixíssima porosidade, as placas de porcelanato possuem alta resistência à abrasão, massa homogênea, uniformidade de coloração, e variedade de acabamentos fazendo com que seja um dos principais materiais de revestimento utilizados para os mais diversos ambientes.
Para assentar o porcelanato se utilizam argamassas e rejuntes especiais e mão de obra experiente para garantir um acabamento uniforme.

Tipos
- Técnico: Também conhecido como “toda massa”, os porcelanatos técnicos não recebem esmalte na superfície e possuem alta resistência mecânica.
- Técnico Polido: Recebe o polimento mecânico de acordo com o efeito desejado.
- Técnico Natural: Não recebe polimento.
- Esmaltado: Porcelanato que recebe esmalte com brilho e decoração por cima;
- Esmaltado Acetinado: recebe um esmalte sem brilho com decoração por cima;
- Digital Polido: Recebe o esmalte com decoração digital e depois passa pelo polimento que gera um brilho natural ao produto.

Acabamentos

- Retificado: o acabamento das bordas do porcelanato é totalmente reta com o objetivo de diminuir a aparência do rejunte entre as placas.(é possível utilizar uma junta de até 1mm.
- Bold: o acabamento das bordas são levemente arredondadas, gerando um espaço maior entre as peças. Esse acabamento é cada vez menos utilizado, pois o rejunte largo acumula resíduos e manchas.

Texturas

As texturas e cores dos porcelanatos são as mais diversas, dependendo do fabricante. É possível encontrar peças lisas e uniformes ou com superfícies que reproduzem diversos acabamentos de materiais como madeira, mármores, couro, tecidos, fibras, cimento queimado etc (atualmente, dependendo do fabricante, esses superfícies são lindas, nada parecidas com as cerâmicas que tentavam fazer isso antigamente).
Madeira
Linha Legno Maso, da Biancogres, porcelanato inspirado em madeira típica das construções dos alpes italianos
Os porcelanatos que reproduzem o aspecto das madeiras naturais são uma ótima opção para aliar a estética e o aconchego da madeira com a praticidade do porcelanato.

Mármore
Banheiro com porcelanato imitando mármore carrara
Os porcelanatos com veios tipo mármore estão cada vez mais bonitos e mais parecidos com as pedras naturais.

Polido
Projeto Max Mello com porcelanato Alabastro Bianco da Biancogres.
O porcelanato branco com acabamento polido se destaca mesmo nessa sala monocromática.

Acetinado

Essa sala toda clarinha tem no piso um porcelanato branco acetinado, que também reveste as circulações demais cômodos do apartamento.

Tamanhos e formatos
Dependendo do fabricante é possível encontrar peças de 45×45 até formatos enormes, que passam de 150cm. O ideal é planejar a paginação considerando a proporção do ambiente,  bem como as condições de transporte e assentamento (quanto maior o formato, mais experiente deve ser a mão de obra).
Normalmente a espessura do porcelanato é de aproximadamente 10mm, mas é possível encontrar no mercado peças finíssimas que podem ser assentadas sobre pisos existentes, diminuindo a sujeira e o tempo de obra. A tendência mundial das industrias é fabricar peças com as menores espessuras em grandes formatos, mais igualmente resistentes.

Classificação PEI
* Essa classificação é exclusiva dos porcelanatos esmaltados, já que trata da resistências dos esmaltes à abrasão.

No próximo post confira onde e como usar! ;)

ATUALIZADO:
Clique aqui e confira a segunda parte.

6 comentários:

  1. Nós ainda estamos na dúvida fo que iremos colocar no apê ... Na realidade a dúvida eh ato o piso frio deixar o ambiente ambiente mais gelado sendo que vamos morar em um região meio geladinha rsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma questão que tive que pensar bastante também. Moramos no Rio Grande do Sul, pertinho da serra e faz frio aqui também. Mas nada que um tapete na sal não resolva! =)

      Excluir
  2. Nossa, fica tão elegante né?
    Lindo demais!
    Beijo
    ;)
    www.umalindapromessa.com

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o post Cris, o difícil é escolher o tipo, são tão lindos!
    beijos

    ResponderExcluir

Instagram